sábado, 15 de outubro de 2016

Resenha: O Menino do Pijama Listrado


Titulo: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Terminei de ler ontem (14/10/16) e estou até agora pensando no que escrever aqui e ainda nem sei como farei a resenha. Isso tudo porque estou literalmente sem palavras. Sério, estou sem saber o que dizer do livro.

Não que tenha sido ruim, longe disso, foi maravilhoso e não me arrependo de ter lido! Só que o que posso dizer dele? 

Primeiramente, pelo que li do autor, este livro foi escrito em dois dias. Imaginem, dezenove capítulos em dois dias! Por mais que tenham sido curtos ainda sim, foi o maior recorde que já vi e mesmo com esse pouco tempo o livro ficou incrível!

Bom, o livro como já da para ver se trata sobre a segunda Guerra Mundial e dessa vez os protagonistas não são soldados e nem Judeus... Ao menos não todos. Isso se trata de duas amizades inesperadas.

Vamos começar com Bruno, um pequeno garoto de nove anos alemão que mora com os pais e a irmã mais velha Gretel. Ele tem a vida normal de todo garoto da idade dele. Brinca, apronta, se diverte, estuda e vive fugindo da irmã e as amiguinhas dela que só sabem atormentá-lo.

Porém, logo no primeiro capítulo ele já descobre que todos eles irão se mudar e claro, ele faz birra por ter que sair de Berlim, pois não poderá mais ver seus três melhores amigos de toda a vida, mas como todos sabemos, mesmo com toda a birra, eles se mudaram e tudo isso por causa do emprego de seu pai. Ele acabou de virar comandante!

Na mesma hora já consegui imaginar a dor de uma criança ter que largar sua vida - por mais que tenha sido pouca até o momento - para reconstruir tudo de novo em um lugar totalmente diferente, pior ainda quando descobre que nesse lugar não tem criança alguma para poder brincar.

E quando vê que a casa nova não tem nada a ver com a antiga casa? Ele fica doido e tenta de novo convencer os pais a mudarem de ideia, mas nada feito.

Porém tem uma coisa que irá mudar sua vida e ele não sabe ainda, a única coisa que descobre no momento é que através da janela de seu quarto da para ver uma cerca enorme e muitas pessoas com as mesmas roupas do outro lado dela.

Assim vai passando o tempo, ele se entediando com o lugar, pois não pode sair sob hipótese alguma de casa que até aulas particulares ele tem. Sem contar que o tenente Kotler vive a irritá-lo só porque tem nove anos.

Mas ficar dentro de casa acaba fazendo ele ter amizade com os empregados e descobrindo o segredo de Pavel o cozinheiro.

Agora o que uma criança entediada pode acabar fazendo num momento desses? Desobedecer os pais e sair para explorar e tinha algo que lhe chamava a atenção desde que se mudou: a cerca de arames enorme que ficava de frente para seu quarto.

E finalmente o pequeno Shmuel entra na trama. Ele vive do outro lado da cerca e tem o mesmo pijama listrado que as pessoas do seu lado e o melhor de tudo, além de ter a mesma idade de Bruno, ele nasceu no mesmo dia, mês e ano. Como dizia Bruno, eles eram como gêmeos!

Como não podem brincar, eles conversam de tudo, contando seus passados e seu dia a dia e todos os dias desde que o conheceu, Bruno leva algo para Shmuel poder comer.

Porém ambos eram inocentes demais para saber o porque dessa divisão entre Judeus e o "contrário", como disse Gretel certa vez, só sabem que os soldados odeiam os Judeus e o pior, nem sabem que tudo aquilo é na verdade uma Guerra.

Quando Bruno finalmente se acostuma com o lugar, seu pai acaba cedendo aos pedidos da mulher e resolve mandar a esposa e filhos de volta a Berlim e isso faz Bruno tomar uma grande decisão: convencer Shmuel a deixá-lo conhecer seu lado da cerca!

Agora o final, deixo para vocês descobrirem, pois acho que já contei demais!

Então é isso gente, espero que tenham gostado da resenha e torçamos para que eu não tenha falado demais, né? Rsrs

Até a próxima postagem.

Beijokas geladas,
Ja nee~~ o/

4 comentários:

  1. Eu ainda não li o livro, estou querendo muito ler porque vi o filme primeiro e gostei muito por isso me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia que você vai amar e vai entender essa minha falta por palavras. Eu agora quero ver o filme =)

      Excluir
    2. Vou ler sim!!! Quase chorei com o filme T.T

      Excluir
    3. Eu só alta resolver o problema com o PC e o PopAds e já verei o filme e sinto q tbm vou chorar rsrs

      Excluir