sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Resenha: O preço de uma lição

Livro: O preço de uma lição
Autores: Frederico Devito e Gutti Mendonça
Editora: Novo Conceito Jovem

Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar.

"Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram."
Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções.

O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que - ao contrário do que dizem algumas garotas - os meninos são, sim capazes de amar.

Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.


É muito difícil ver um livro de romance escrito por um garoto, ainda mais dois e normalmente, muita gente fica com um pé atrás, pois acha que ele vai se pintar de príncipe encantado e transformar a garota na vila, que nunca vê o lado bom do rapaz. Já eu gosto muito de ler, pois gosto de ver o ponto de vista deles em relação as mulheres e a eles mesmos.

Vou ser sincera, amei o que li. Sério, o garoto mostrou todas as qualidades dele, não nunca deixou de falar dos defeitos e sempre se criticar por isso.

Primeiro ele começou a contar da própria infância. Como fora que conseguiu os amigos e tudo o que aprontaram juntos. O mais legal é que tanto ele como os amigos, faziam aniversário do dia 21 (de meses diferentes, claro). Contou também, que foi por causa de um garoto da turma deles que perdeu umas figurinhas, que ele, seu melhor amigo e as duas garotas - que era "inimigas" deles, até então - viraram amigos. Isso porque, as garotas resolveram acobertá-los de uma traquinagem (traquinagem que elas nem sabiam qual era).

Mas o foco não fica nos amigos e sim nas conquistas do rapaz. Os anos vão passando e ele vai contando as namoradas que teve e o motivo de terminar com elas. Uma dessas ex, tinha uma irmã, que, acreditem, se apaixona pelo garoto. Mas ele não sabia disso, ele sempre ia na casa da namorada, ficava sentado na sala vendo TV com as duas, sem suspeitar de nada e ainda pedia conselhos para a caçula.

Um dia ele resolve levar a namorada para um restaurante chique e foi aí que a garota, no meio do jantar super romântico, conta o motivo de nunca beijá-lo na frente da irmã e também nunca sair de casa. Isso o deixou fula da vida e acabou brigando com ela, a fazendo chorar. No fim, eles terminaram o namoro.

Daí ele resolveu só ficar com as meninas, até que, depois de muita insistência da ex, ele resolveu voltar, mas dessa vez a tratava super mal. Não ela mais delicado, ou cavalheiro com ela e por isso, a menina começou a tomar anti-depressivos sem medicação. Quando ele descobriu, ficou super arrependido do que fez e antes de terminar com ela, contou para a família dela sobre os remédios.

Assim resolveu se afastar deles, para evitar de fazer mais mal a garota. Contou também de outros casos que teve e no fim as garotas eram um grude só, querendo que ele namorasse com elas a qualquer custo. Claro que muitos vão dizer que o cara devia estar se achando ao falar que tinha muitas meninas lindas aos pés dele, mas querem saber o que penso? Não duvido de nada, pois muitas garotas, tem mania de se rebaixarem e ficarem correndo atrás de um cara que não quer nada com elas.

Mas foi em um desses casinhos, que ele conheceu Juliana. Podemos dizer que foi amor a primeira vista, mas o pior. Ele tinha 22 anos e ela 15! Como conquistar uma garota nessa idade? no fim, depois de muita insistência, ele conseguiu ficar com ela. Com o tempo começaram a namorar, e os pais dela, após ver que ele era um bom rapaz, aceitaram o namoro, mas eles ficavam dentro de casa. Se bem que ele nunca reclamou disso e até gostava.

Foi um namoro que durou por 2 anos e por causa de uma briguinha boba (que se quiserem saber, vão ter que ter o livro), eles acabaram terminando. Ele até tentou voltar com ela, mas não conseguiu. Juliana se mudou com a mãe para Curitiba e ele já desiludido, resolveu começar a esquecê-la (coisa que nunca conseguiu). Quando fez um currículo pela internet, para conseguir emprego, ele colocou que aceitaria trabalhar em qualquer cidade, mas estava com intenção de ir para Manaus, onde seus tios moravam. Só que, no fim, acabou ganhando um emprego justo em Curitiba.

Custou para ele aceitar, mas no fim foi, só que não contou para Juliana que tinha ido para lá, senão ela faria como todos fizeram. diria que ele estava indo para lá, só por causa dela.

No final de tudo. Ele foi para a cidade, conseguiu o emprego, mas por uns probleminhas que aconteceu por causa de seu chefe, acabou sendo demitido. Um de seus amigos de infância, foi visitá-lo, pois precisava de ajuda. Acabou, que os dois se ajudaram. Esse amigo, se livrou do problema dele (que saberá ao ler o livro rsrs) e ainda conseguiu conversar com a ex namorada, (provavelmente voltaram a namorar) e o garoto, escreveu esse livro e foi tentar reconquistar Juliana.

Demorei, mas cheguei com a resenha. Então gostaram? Espero que sim e recomendo e muito esse livro, viu?! Não deixem de tê-lo em sua prateleira ^-^

Agora, fico por aqui...

Bjokas geladas e inté o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário