terça-feira, 25 de outubro de 2016

Resenha: Quem é você, Alasca?


Titulo: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Intrínseca

Sinopse: "E naquele quase-momento entre nós dois, eu percebi que me importava com ela, pelo menos um pouco. Não sei se gostava dela, e tinha minhas dúvidas quanto a confiar nela, mas me importava o bastante para tentar descobrir. Ela na minha cama, aqueles olhos verdes enormes me encarando. O mistério infindável do seu sorriso irônico, quase malicioso."
Este livro eu peguei emprestado com uma amiga que enquanto lia, não parava de elogiá-lo, falando o quão bom escritor John Green era, então, depois dela falar tanto eu acabei ficando curiosa sobre a história e peguei para ler.

A única coisa que sei deste escritor é que ele escreveu o livro "A culpa é das estrelas" que até filme virou e, apesar de nunca ter lido este outro livro, já fiquei enjoada com ele, por ser bem romântico (foi o que ouvi dizer).

Por causa deste outro livro fiquei com receito de ler "Quem é você, Alasca?". Porém peguei, li e tive dois sentimentos com este livro... Raiva e divertimento!

Para começar, se não me engano, esse foi primeiro livro que ele escreveu e até hoje faz um grande sucesso pelo mundo todo. E uma pequena parte deste livro foi e não foi uma pequena biografia de sua vida.

Digo foi e não foi, pois o jeito do colégio que ele descreveu, tem um pouco a ver com onde ele estudou, mas a parte do romance é só uma ficção mesmo. E não podemos esquecer que logo ao final ele faz uma pequena apresentação do livro e podemos ver que é uma pessoa muito simpática.

Agora voltando ao livro. 

Quando se vê a capa preta com uma fumaça subindo, você acaba estranhando por não fazer sentindo algum, mas conforme vai lendo, você acaba entendo o motivo da fumaça.

E o titulo também não ajuda muito não é? De primeira eu pensei que seria uma história em torno desta tal Alasca, até que vejo que começa com o jovem de 17 anos Miles Halter que é um garoto solitário e decide ir pro mesmo colégio que seu pai estudou.

Eu sem querer acabei rindo desta parte, pois, a mãe super apegada ao filho, resolve fazer uma festa de despedida pro Miles e pede pra ele chamar todos os amigos. Porém, no máximo foram duas pessoas e eram mais colegas de sala do que amigos. Claro que como toda mãe, ela já pensou que ele queria ir pra esse colégio justamente por não ter amigos.

Porém não foi por isso, foi graças a um livro que ele leu e o autor o inspirou a conhecer novos ares para poder descobrir o "grande talvez" de sua vida. (não entendeu essa parte? Leia o livro que irá entender xD).

Quando finalmente chega ao colégio, ele já conhece seu colega de quarto Chip, mas que todos o chamam de Coronel. Acaba sendo meio irônico já que é baixinho, mas conforme lê você entende entende.

E claro, Coronel já leva Miles para conhecer a Alasca que logo encantou o rapaz e é ela quem vai deixar o livro bem mais interessante com suas loucuras e feminismo.

E para completar o grupo de amigos, Miles conhece Takumi que seu jeito medroso o safa de muitas coisas.

Conforme seu tempo no colégio vai passando, mais ele vai se enturmando com seu grupinho e acaba até participando de alguns trotes com eles, que aliás, o primeiro de sua vida foi de vingança com o trote que fizeram com ele e que podiam tê-lo matado.

Em meio ao livro, Alasca com seu jeito doido resolve que Miles precisa de uma namorada e assim Lara, uma garota Russa (se não me engano) entra na história e começa a fazer parte do grupo. 

Agora se eles namoraram mesmo? Só pegar o livro para descobrirem rsrsrs...

Sinto que já falei demais, então vamos para perto do fim que foi a parte que mais gostei, pois... deu um gostinho de emoção ao livro. Ainda mais que estava me irritando o jeito de Miles que queria Alasca e ela tinha namorado, mas não fazia nada pra esquecê-la e ela ainda só piorava as coisas pro lado dele, então dá metade do livro em diante foi que me agradou mais haha...

Agora o final... Aquele final deu vontade de rasgar o livro, só não o fiz porque não era meu e também não tenho essa coragem ><

Mas, quando finalmente revelam o mistério que Miles e Coronel estavam tentando solucionar (e conseguiram) eu fiquei louca de ódio.

Bom fazer o quê? Se formos parar pra pensar, aquele caso acontece mesmo na vida real!

E aí povo lindo gostaram dessa resenha? Será que revelei demais? Se sim peço perdão, é que me empolgo e acabo falando o que não devo kkkkk

Mas então, o livro como deu para perceber tem sim seu romance, mas não é meloso como todos pensam, acaba até sendo engraçado esse tal romance rsrsrs...

Agora no final do livro, nas ultimas páginas acabamos tendo uma surpresa. Podemos deixar nossas perguntas, recados e etc para John Green, pois ele deixou tanto o site dele, como o canal que ele e o irmão tem no youtube e tem até o Tumblr e twitter dele e claro, irei agraciá-los com isso xD

Site Oficial:JOHN GREEN BOOKS
Canal do youtube dele com o irmão: VLOG BROTHERS
Tumblr: FISHING BOAT PROCEEDS (se quiserem saber o motivo dessa url, é só perguntas a ele rsrs)
Twitter: REAL JOHN GREEN

Espero que tenham gostado e até a próxima...

Bjokas geladas,

Jaa nee~~ o/

2 comentários:

  1. Pra ser sincera eu não gostei do estilo de narrativa desse escritor, sei que ele é bem famoso e tudo, mas algo na narrativa dele me incomoda *opinião pessoal* não estou dizendo que ele seja ruim apenas que não faz o meu estilo, eu comecei a ler esse livro por ouvir falarem muito bem do escritor, mas não passei do primeiro capítulo :( é quase impossível eu deixar um livro inacabado, eu cheguei a ler Will e Will e eu gostei mais do estilo do outro escritor que faz parte da narrativa tb, na minha opinião acho o jeito do John de narrar cansativo. Mas é só minha opinião :) Quem sabe eu chegue a ler outra obra dele e possa gostar não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom eu gostei de como os personagens interagiam, mas sim, a escrita dele tem horas que da aquela incomodada mesmo. Estou lendo agora mais um livro dele e apesar de estar gostando e muito da história, tem horas que quero matar o autor. Quando sair a resenha dele você irá me entender rsrsrs

      Bjokas geladas e obrigada por aparecer de novo ^^

      Excluir