sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Resenha: Os Doze Mandamentos


Titulo: Os Doze Mandamentos
Autor: Sidney Sheldon
Editora: Record

Sinopse: Moisés desceu da montanha com duas tábuas de pedra nas quais estavam escritos os Dez Mandamentos da lei de Deus, conta a História sagrada. Mas o escritor Sidney Sheldon viaja ao passado para revelar um segredo: na verdade, são doze os mandamentos.


E, em vez da punição aplicada a quem não cumpre essas leis, os personagens de Sheldon recebem grandes recompensas, tornando-se ricos, famosos e felizes. Um padre transgride duas regras. Um homem azarado infringe o quarto mandamento e enriquece. E um religioso mata sua sogra.

Uma sátira divertira do autor de sucessos como O outro lado da meia-noite e Conte-me seus sonhos.

Confesso que quando minha vizinha (a que emprestou o livro) me contou meio por cima (já que ela não conseguiu ler), sobre a história, fiquei chocada. Como assim, ao desobedecer os mandamentos de Deus, ficamos ricos? Mas como sou curiosa, fui ler e até que achei bem interessante.

Claro que quem tem cabeça fraca vai achar que tudo o que tem no livro, vai acontecer com eles e sairão ricos por aí. Mas vão sonhando que isso acontece, mesmo!

Pra começar, tem a história do padre, como diz no resumo.Ele infringiu dois mandamentos para salvar a pele e no fim, se deu bem, tento do bom o de melhor. E esse do homem azarado, então? O cara obedecia todos os mandamentos, mas sempre se dava mal. Perdia emprego, era atropelado, perde a namorada e por aí vai... Até q resolve não cumprir o quarto mandamento: Respeitarás o dia sagrado.

Não respeitou pela primeira vez na vida e se deu bem. Achou uma carteira com notas altas na rua, comprou passagem pra Las Vegas, e voltou rico e casado com uma mulher linda.

Só achei estranho mesmo, foi esses "12 mandamentos". Isso porque deu a impressão de repetitivo. Vou colocá-los todos aqui e vocês tirem suas próprias conclusões.

1º - Não terás outros deuses diante de mim.
2º - Não fará imagens, para cultuar.
3º - Não usarás o nome do senhor teu Deus em vão.
4º - Respeitarás o dia sagrado.
5º - Honrarás pai e mãe.
6º - Não matarás.
7º - Não cometerás adultério.
8º - Não roubarás.
9º - Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
10º - Não cobiçarás a casa do próximo.
11º - Nunca dirás uma inverdade.
12º - Não farás mal a teu semelhante.

Para mim, o 11º está parecido com o 9º, mas sei lá, talvez eu que não saiba interpretar isto rsrs... Agora, como o livro fala de todos os mandamentos, fiquei pensando sobre o 5º. sobre o que será, hein? Será que é sobre algum filho tratando mal os pais? Foi aqui que quando li, não era nada disto. Era só um garoto orfão que ao completar a maioridade resolveu ir procurar pelos pais para cumprir o quinto mandamento.

Quando descobriu que eram bandidos e eles o rejeitaram na cara dura, ele foi até onde tinha os cartazes deles, com recompensas e os denunciou. Sei lá, acho que isto não é deixar de honrá-los.

Traduzindo tudo, antes que eu conte todo o livro. Ele é bom, só conta o que realmente acontece no mundo, que ao ver por esse lado (o bíblico) realmente choca, já que cometemos esses erros e nem pensamos que possa fazer parte dos mandamentos. Quem quiser ler, bom proveito, mas se for um religioso fervoroso, aconselho a não ler, já que é capaz de querer banir o autor por ter escrito isso rsrs.

E aí, gostaram da resenha? Esse foi bem grande, né? Hehehe...

Espero que tenham gostado e que um dia, leiam o livro ^^

Bjokas geladas
Ja nee~~ o/

2 comentários:

  1. Não conhecia esse, e a curiosidade acabou me atacando, hehe.

    Sua observação sobre a repetição dos mandamentos é válida: o 11º e o 9º estão dizendo a mesma coisa, mas com palavras diferentes. Daí seria o caso de vermos o que a versão original, em inglês, queria dizer. Mas essa tradução realmente parece ter tido um deslize no 11º.

    Gostei dessa resenha, e sinto segurança em pegar para lê-lo sem querer banir o autor, rsrs ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa meu amor, desculpe a demore em responder, é que como quase não recebo comentários, eu acabo demorando para olhar, sem contar que meu PC está indo para o lixo, pois até erro no windows já deu rsrsrs.

      Mas sim, foi um belo deslize, então para quem saber inglês e queira dar uma olhada no original é sempre bom.

      Lyan-chan, pode ler sem medo algum, amo esse autor e ficou muito bom, você fica surpresa com o que vai acontecer. Não importa se você já desconfia do fim, sempre se surpreende ao vê-lo rsrs

      Excluir