domingo, 12 de março de 2017

Resenha: O Teorema Katherine


Titulo: O Teorema Katherine
Autor: John Green
Editora: Intrínseca

Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. 
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.
Depois de muito tempo, finalmente terminei o livro e estou aqui para dizer o que achei e posso dizer que é interessante.

Calma, não quero dizer que o livro seja ruim, longe disso, é muito bom sim. John Green colocou comédia em tudo que fosse possível e ficou muito bom.

Colin Singleton no começo ficou igual a mim. Quero dizer, quando comecei a ler este livro, foi justamente quando o cara que eu amo fez o mesmo que Katherine 19 fez com Colin e isso não me ajudou muito na leitura, pois toda vez que Colin lembrava de algo eu também lembrava e era obrigada a segurar o choro por todo o serviço - eu ia pro trabalho lendo - e isso me fez ficar sem ler por um bom tempo.

Bom, eu não estou nada recuperada do meu termino - que aconteceu a mais de 6 meses - mas não poderia deixar nem vocês e nem minhas leituras de lado e com muito custo voltei a ler.

Foi bom eu ter feito isso, pois pude ver a evolução do ex-garoto prodígio e de seu teorema.

Isso tudo aconteceu graças ao seu amigo muçulmano Hassan. Um cara gordinho que fugia da faculdade, que amava comer e ver o programa da juíza Judy. A claro, bem palhaço também!

Hassan já cansado da sofrência de Colin o arrastou para uma viagem, aproveitando as férias da faculdade e acabam parando em uma cidadecinha chamada Gutshot, tudo por causa do tumulo do arquiduque Fransisco Ferdinando.

Por lá conheceram a jovem Lindsey, que os levou até o tumulo e a partir daí ficaram amigos.

Claro que por ironia do destino, o namorado de Lindsey se chamava Colin. A diferença é que esse OOC - como Colin e Hassan o chamavam secretamente - Era o garoto popular da faculdade, bombado que só fala babaquice, nada de anormal até aí.

No fim de tudo a dupla de amigos acabam arranjando um canto para ficar nessas férias e é claro que será na casa de Lindsey e sua mãe Hollis. e antes de ir para a casa delas, Colin tem finalmente seu momento Eureca, era algo que ele sonhou em ter desde criança.

É daí que sai seu Teorema.

Esse teorema seria algo para descobrir se teria como um terminado -o que levou um fora - poder ser um terminante - o que da um fora - e com isso, teve que pensar em todos seus 19 relacionamentos. Traduzindo: Nas 19 Katherines com quem saiu desde que se conhece por gente.

Conforme vai realizando seu teorema, ele e Hassan trabalham para Hollis, gravando algumas entrevistas que vaziam com os moradores da pequena Gutshot tanto sobre a cidade, quanto a fabrica que deu emprego a muitas pessoas ali.

Mas olha, teve algo que me irritou muito enquanto lia. Toda vez que tinha algo para ler nas notas do fim da pagina, não era nada importante, ao menos a maioria. Algo que os mais importantes foram mais a tradução do alemão, muçulmano, a explicação de quem era o arquiduque Fransico Ferdinando entre outras coisinhas. De que resto era mais para afirmar o que os meninos estavam dizendo, ou terminando o pensamento deles, ou então só alguma brincadeira com o próprio livro.

Chegou a um ponto que nem lia mais as notas finais das paginas. Sério, só lia quando tinha certeza que era a tradução de algo mesmo.

Pois bem, no fim de tudo, depois de muitas brigas, bagunças, diversão e descobrir coisas novas, Colin finalmente chegou ao fim de seu teorema e descobriu se dava mesmo para prever o termino dos namoros. E cara, que formulas loucas. Pior que no fim parece que existe mesmo, pois no fim do livro, John apresenta um amigo que é professor de matemática que depois do último capítulo explica bem melhor essa tal formula.

Como não sou fã de matemática nem li, só de ver o começo da explicação eu já buguei rsrs...

Mas sério, vale a pena ler no fim apesar das coisas meio aleatórias que são faladas. O livro é bom e é só segundo de John Green que leio!

Espero que tenham gostado da resenha.

Até a próxima,

Beijokas geladas,

Jaa nee~~ o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário