quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Resenha: Drácula


Titulo: Drácula
Autor: Bram Stoker
Editora: DCL?Difusão Cultural do Livro
Sinopse: Conde Drácula é o mais conhecido vampiro de todos os empos. Quando Jonathan Harker, um corretor de imóveis britânico, vai à Transilvânia, no final do século XIX, a fama do terrível conde ainda não havia se espalhado... Depois de uma viagem alucinante, Harker chega ao grandioso castelo. Drácula, que se apresenta como um homem nobre interessado em sua recém-adquirida mansão em Londres, prende Harker no castelo, onde terror e suspense ganham vulto, com consequências nefastas para a vida de Mina, sua namorada, e a de amigos que deixara na Inglaterra. Escrito como romance epistolar (anotações em diários), a narrativa aterrorizante de Drácula, adaptada por Leonardo Chianca e ilustrada por Rogério Borges, traz, ainda, informações adicionais sobre Bram Stroker, o autor da história original, e sobre o incrível mundo dos vampiros.
Bom, vou tentar falar algo que preste aqui, pois li a muitos anos este livro e andei tentado ler de novo, porém não lembro muito (estou olhando o livro para falar algo xP).
Pois bem, para quem viu o filme e está interessado em ler o livro para entender melhor já vou logo avisando: o filme não tem quase nada a ver com o livro.  Eu quase cai da cadeira ao ver o filme e nem consegui ir até o final.
Mas voltando ao que interessa. Como já diz a sinopse, o livro do começo ao fim é mais como um diário de todos. Começando com Jonathan Harker contando de sua estadia no castelo do conde, das suas suspeitas, do que viu e como saiu de lá.
Temos também Mina Murray sua noiva. Ela conta como é sua vida longe do futuro marido, de sua amiga, de sua vida.
Quando se lê as partes de Mina, você meio que não entende, pois o lado dela parece mais um romance e quem mais "sofre" por ali é sua amiga Lucy, mas com o tempo descobrimos que Mina tem um papel importante ali.
Conforme vai acontecendo as tragédias, vai entrando os diarios de outros, como o doutor Seward. Um dos homens apaixonados por Lucy, sua bela e sedutora amiga.
 O legal é como o Dr. Seward faz seu diário... É através de um fonógrafo e faz principalmente sobre seu pacientes, que aliás, ele trabalha em uma clinica de loucos. E seu novo paciente tem hábitos estranhos e no fim, não para de chamar por seu Senhor.
Conforme passa a história, ele parece uma pessoa normal, pedindo para ir para casa, pois está bem melhor, mas quando não tem seu desejo atendido, mostra que só estava "atuando" para poder sair e ir ver seu Senhor.
No começo, o Dr. Seward só o tratada como mais um de seus pacientes e não ligava para suas crises. Isso é claro, até ver o que estava acontecendo com o lugar em que morava, principalmente com sua amada Lucy.
Depois de muito tempo, Jonathan consegue voltar para sua amada, porém seu estado não era um dos melhores, ao ponto de ficar internado em um convento, onde pediu para as freiras mandarem uma carta a Mina falando que queria se casar.
Claro que como uma boa mulher apaixonada, fora de imediato até seu amado e aceitando se casar com ele, mesmo sem todas as regalias de um casamento. Era o homem de sua vida, quem não faria isso, não é?
Assim o tempo foi passando, Lucy piorando e Seward sem saber o que fazer, acabou tendo que chamar seu professor de medicina que é claro, é nosso amado Van Helssing!
No começo ele não sabia a verdadeira profissão de Van Helssing, até o momento que Seward apresenta Lucy a ele e mostra em que estado a mulher está. Vendo que não tinha alternativa, Helssing começou explicando atráves de suspenses, até que no fim contou o que estava acontecendo por ali.
Como todos sabem, ninguém quis acreditar, parecia uma história absurda, mas com o tempo viram que não podiam mais discordar e tinham que tomar medidas drásticas.
Pelo que perceberam estou pulando muita coisa para não dar muito mais spoliers do que já estou, mas vão por mim, apesar desses diarios, a história é muito bem feita e bem melhor que o filme.
Alias, nosso Dracula se revela e algo o mantém afastado de Mina, e isso acontece até a metade do livro, quando dele da um jeito de se aproximar dela e morde-la também. Henssing no começo ficou feliz por saber que Dracula não conseguia se aproximar da mulher, não só ele como todos, mas ao descobrirem o motivo, ficam surpresos, mas não deixam de agir.
Não sei o que mais contar sem entregar toda a história, só posso dizer que, o paciente de Seward, o que estava atrás de seu Senhor, tem um papel fundamental nessa história e todas suas loucuras serão mais do que entendidas por todos, os fazendo agir o mais rápido possível contra Drácula.
E aí gente, gostaram? É eu sei, ta mais confuso do que esperavam, não é? Me desculpem por isso, mas como faz muito tempo que li este livro (em 2007) e eu estava vendo meio que por cima as partes importantes, acabou ficando assim.
Mas até que foi bom, pois assim não revelei muito... espero rsrsrs...
Bom, espero que tenham gostado e não deixem de comentar para eu saber de suas opiniões. Adoro responder os comentários que recebo ^^ 

Bejokas geladas,
jaa ne~ o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário