sábado, 12 de janeiro de 2019

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares


Titulo: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
Editora: Leya

Autor: Ranson Riggs


Sinopse: O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo -
por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. “Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!” RICK RIORDAN, autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos. “Um romance tenso, comovente e maravilhosamente estranho. As fotos e o texto funcionam brilhantemente juntos para criar uma história inesquecível.” JOHN GREEN, autor de A culpa é das estrelas. “Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito...” TIM BURTON

Demorei mais cheguei e nossa, livro incrível. Eu já tinha ficado curiosa só com o nome e a capa, porém ao ler só me fez ter certeza de que foi a escolha certa de ter comprado.

Para começar é a escrita em primeira pessoa que te prende de uma forma que não quer parar de ler tão cedo. Dá para ver que mesmo tímido e com uma vida pacata, Jacob é um rapaz incrível e com um avô mais ainda. 

Esse livro mostra que apesar de Jacob ser um rapaz bem de vida, ele não gosta tanto assim e prefere mil vezes seu amigo que é mais humilde do que os priminhos chatos, os tios que ficam lambendo ele por ter notas boas e sua mãe que adora mostrar as coisas novas que comprou.

O que sempre o tirou dessa vidinha chata, além de seu amigo, fora seu avô que contava histórias incríveis  para si desde que se entendia por sente. As viagens que fazia, o orfanato em que morou, o porque que entrou para o exercito e tudo o mais.

E claro, sempre que contava, tinha as fotos para mostrar tanto a diretora quanto as crianças do orfanato em que viveu.

Sim, poderia ser só mais uma história comum do passado de seu avô, porém tinha algo diferente das histórias de dormir que os avós contavam: tanto a diretora quanto as crianças eram peculiares.

Isso quer dizer que, todos eles tinham algum dom extraordinário! 

Uma levitava, outra podia por fogo onde quisesse, um garoto tinha abelhas morando em seu estômago, tinha um que podia dar vida a qualquer boneco, entre muitos outros. Não podemos esquecer da diretora que era uma ave.

Sim, uma ave. Ela podia se transformar em um falcão peregrino e ainda abrir uma fenda que os obrigada a viver o mesmo dia, todos os dias.

Só que é claro, seu pai não gostou dessa proximidade de avô e neto e disse q eram tudo contos de fadas, que nada do que o mais velho dizia era verdade e isso fez o garoto perder a confiança no avô Abe. 

O legal de tudo é que conforme iam contando sobre os peculiares, o autor fora colocando umas fotos para dar um ar mais real e sim, essas fotos existem e são bem antigas mesmo. Tanto que no final, mostra o nome de cada foto e o do verdadeiro dono delas ao lado, claro que uma ou outra foram manipuladas, mas ficaram incríveis.

E não podemos esquecer que como toda boa história, sempre tem um romance adolescente, não é? 

Aqui no livro, depois de acontecer umas boas tragédias, como a morte de seu avô Abe. O Jacob vai parar no psiquiatra e claro, é aconselhado pelo médico a ir a tal ilha para descobrir a verdade por detrás dos "contos de fadas" que seu avô contava. 

Tudo bem que fora entupido de remédio por um bom tempo por ser considerado louco ou só estar atordoado com a morte de um ente querido, mas tudo bem.

E finalmente conhece as crianças e a Ave que tanto ouviu falar e descobriu também que Emma já fora uma paixonite de seu avô e acreditem, virou a sua paixonite também.

Claro que no começo, fora só admiração por ela poder produzir fogo com as mãos, mas com o tempo descobriu ser algo maior e quase pulou de alegria ao descobrir que era correspondido. 

Nossa, quero contar tanta coisa, mas sei que vou acabar entregando demais o livro e não é isso que queremos.

Contudo posso dizer que eles tem muita coisa para enfrentar, como os acólitos e etéreos, sem contar que estão vivendo em 1943, o ano em que estourou a segunda guerra mundial. Problemas demais, não é?

Mas espero que leiam e gostem do livro tanto quanto eu e quem já leu, comente aí!

Pois é, resenha curte, não? =/
Estou perdendo a pratica pelo que vejo, uma pena. Mas espero que tenham gostado de tudo o que disse aqui =)

Estou louca para ter o segundo livro logo, pois vi que tem continuação e parecer ser das boas *-*

Aliás, sei que já escrevi a resenha do filme, mas irei reescrever, pois não sabia que tinha tanta diferença com o livro.

Até mais e espero que tenham gostado.

Ja nee~~ o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário