terça-feira, 4 de outubro de 2016

Resenha: Para Além do Dirário de Anne Frank


Titulo: Para Além do Diário de Anne Frank
Autor: Casa de Anne Frank
Editora: Leya

Sinopse: Você sabia que pouco se conhece sobre como foi escrito o famoso diário de Anne Frank? A corajosa e persistente menina resistiu à dura realidade de seus dias de confinamento, escrevendo em folhas soltas, desordenadas, com o que lhe caísse às mãos. E como Anne e os outros clandestinos se alimentavam? Como Anne recebeu os papéis para contar ao mundo sobre o horror da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial? Este livro foi feito com os depoimentos de quem conviveu com Anne Frank, com os documentos da época. Aqui, o dia a dia de Anne é recuperado, sob os nossos olhos, como se estivéssemos vivendo junto e aprendendo, com a coragem e a esperança que ela nos ensina, a acreditar na construção de um mundo melhor.
Já faz uma ou duas semanas que terminei o livro e... é eu enrolei até hoje pra resenhá-la, mas 'bora lá!

Quando comecei a ler o livro eu tinha dado no skoob uma nota 3 ou 4, pois eu acabei achando meio fraco o começo, mesmo sabendo que seria um relato de alguns sobreviventes que moraram com a pequena Anne Frank no esconderijo.

Porém, conforme foi passando eu pude ver que era mais do que um relato aquilo. Era a história de vida de cada um que viveu no esconderijo, tanto dos que viveram, quando dos que morreram. Foi só aí que entendi o porque de estar "Casa de Anne Frank" no lugar do nome do autor, pois de certa forma, era a casa que tinha as maiores histórias, ela tinha todos os segredos dos habitantes dali.

Quem pode ter a sorte de ir até a casa que acabou virando um local histórico de visitação, pode dizer o que sentiu ali. Certeza que ao entrar lá, você desse conseguir sentir todas as emoções que os refugiados sentiram.

Mas voltando... No livro você terá a chance de ver a história de cada um em paginas coloridas. Pois é, Anne Frank em lilás, Edith Frank em verde, Otto Frank em bege e por aí vai.

Em cada um, conta onde nasceram o que fizeram em suas infâncias e adolescências, até sua vida adulta com quem casaram e onde foram morar. Fala de seus laços familiares e o que tiveram que fazer para sobreviver a 2ª Guerra Mundial.

Contam também dos ajudantes. Pessoas não Judias que resolveram ajudá-los, pois não os viam pelas suas raças e sim por seus corações e mesmo sabendo que corriam um grande risco ao ajudarem esconder 8 Judeus em local pequeno, não hesitaram.

Foi aí que entendi também o titulo: Para Além do Diário de Anne Frank. Isso é muito mais que um diário, tem sim pequenos trechos do diário dela, porém conta muito mais do que ela pode relatar em um pequeno caderno.

Ah é, tem muitas fotos que conseguiram recuperar e que de certa forma aquece e entristece nossos corações.

Quero contar muita coisa a vocês de tão emocionante foi o livro, porém cada vez que escrevo mais aqui, mais spolier eu dou e sei que não é isso que querem.

Só sei que esse livro merece ser lido e relido com toda a atenção do mundo e com muito carinho também (minha opinião, claro) e não se preocupem, mal terminei o livro eu fui correndo dar nota 5 no Skoob, pois mereceu,

Gente, é emocionante poder conhecer mais dessas pessoas, vale e muito a pena ler. E no final do livro ainda tem linha do tempo, glossário, fluxo de emigração entre outras coisas.

Então gente o que vocês acharam? merece ou não ser lido? Se eu fosse vocês corria ler, pois vale muito a pena.

Se caso gostaram ou querem dar suas opiniões, é só deixarem um comentário que lerei de bom grado e irei responder também.

Espero que tenham gostado da resenha.

Beijokas geladas,

Jaa nee~~ o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário